Alongamento X Aquecimento


O alongamento substitui o aquecimento?

Para compreender melhor o assunto precisamos entender quais são as diferenças básicas entre os dois tipos de exercício. 

Aquecimento é um processo através do qual se busca aumentar a temperatura corporal, a frequência cardíaca e o fluxo de sangue no músculo, através de movimentos repetitivos. Com isto ocorre uma melhora no transporte de oxigênio e remoção de dióxido de carbono.

Além disso, o aquecimento aumenta a ativação neuromuscular, melhorando a coordenação, o tempo de reação e a qualidade de execução do movimento. Ocorre ainda, uma significativa melhora nas propriedades viscoelásticas do músculo.


Alongamento é um movimento no qual se busca melhorar a elasticidade do músculo, dentro do limite articular que o nosso corpo permite. Esta técnica é utilizada para aumentar a extensibilidade dos tecidos moles (fibras musculares, tecido conjuntivo etc.), que podem resultar no aumento do comprimento muscular.



O alongamento reduz tensões musculares, aumenta a flexibilidade, induz o corpo ao relaxamento, ativa a circulação e melhora a postura.

O benefício do alongamento para o sistema músculo-esquelético consiste, principalmente, na manutenção da amplitude articular. Se ela estiver normal, é possível realizar todas as demandas do dia-a-dia e exigências do esporte.

Substituir o aquecimento pelo alongamento é um grande erro. Somente quando nosso corpo já está devidamente aquecido, ele torna-se mais flexível e elástico, passível de ser submetido a uma série de alongamentos. Forçar a musculatura sem um preparo prévio pode incorrer em lesões,  principalmente, distensões musculares.

O alongamento estático praticado no pré-exercício não é muito útil para integrar um protocolo de aquecimento, sendo inclusive prejudicial na produção de força em algumas situações. 

Os exercícios que necessitam do componente de força máxima ou sub-máxima, como  é o caso da musculação, o alongamento parece ter um efeito contrário, ou seja, ele diminui a


performance devido a sua ação nos componentes elásticos das fibras musculares, diminuindo sua capacidade de gerar força.

Diversos estudos têm demonstrado ainda, que o uso de alongamentos estáticos antes de sessões de treinamento não tem efeitos significativos na prevenção de lesões.

Quanto a nossa pergunta inicial, a resposta é simples: NÃO!




Prof. Gil