Como fazer iogurte caseiro?

Faça você mesmo!


O Iogurte é um alimento tradicional, caracterizado como um produto que resulta da fermentação do leite por culturas “starters”, constituída de uma ou  várias estirpes de uma espécie  bacteriana.
Durante a fermentação, as bactérias do iogurte,  crescem simbioticamente, produzindo acido lático e compostos aromáticos, além de formar o coágulo. A lactose (açúcar do leite)  é parcialmente transformada em acido lático durante o percurso da fermentação, o que facilita a assimilação do iogurte em indivíduos com intolerância à lactose.

Mas, vamos ao que interessa: “como fazer iogurte em casa?


Ingredientes

- 2 litros de leite;
- 1 pote de iogurte natural (170g).


Modo de fazer

Pré-aquecimento                                                                                                                       
O leite é aquecido de 50ºC a 60ºC com a finalidade de facilitar a homogeneização. Você pode ferver o leite para ter certeza de livra-lo de qualquer contaminação. Logo após deixe o leite resfriar, até que a temperatura do mesmo esteja morna. A temperatura do leite para inoculação deve ser baixa, para não matar as bactérias que irão fermentá-lo.  Você pode usar como referência a temperatura da mamadeira de um bebê.

Inoculação                                                                                                                                 
Após o tratamento térmico, o leite deve ser transferido para o recipiente onde será misturado e armazenado. Adicione-o a cultura láctica selecionada (em nosso caso, será um copo de iogurte natural, destes que compramos em qualquer mercado). Misture bem e tampe o recipiente. 

Fermentação                                                                                                                              
Após  preparar a mistura, coloque o recipiente dentro de um vasilhame maior, que contenha água morna em seu interior (banho maria). Pode ser uma caixa de isopor ou algo similar. O importante é manter a temperatura constante por algumas horas. Você pode preparar a noite e deixar descansar até o outro dia pela manhã.

Pronto! é só colocar na geladeira para esfriar e...
"Bon appétit"





Prof. Gil - Academia Fitness World