Caminhar ou correr na esteira ou na rua? Qual a diferença?

Na busca por melhorar a saúde, performance ou perder peso, muitas pesoas vêem na corrida ou na caminhada uma alternativa para atingir seus objetivos.

Ai surge a dúvida!? qual seria a melhor alternativa: fazer exercícios ao ar livre ou utilizar a esteira ergométrica?

Na realidade não  existe melhor ou pior, mas diferenças que devem ser respeitadas e situações a qual  cada pessoa deve se adequar.

Dependendo do objetivo do treino, das características de cada um pode-se indicar a esteirra, a rua ou ambos. 

Enquanto na rua precisamos empurrar o chão para vencer a inércia e a resistência do ar na intenção de mover o nosso corpo à frente,  na esteira a máquina move-se sob os nossos pés. Com isso, a intensidade e a aplicação de força são maiores na rua do que na esteira.
 
Na esteira o impacto costuma ser reduzido pelos avançados sistemas de amortecimento. Já a corrida na rua, em solo duro, estima-se impor as articulações do quadril, joelho e tornozelo uma maior sobrecarga.
Correr ou caminhar na rua, normalmente, é mais prazeroso pelo simples contato com a natureza, sendo menos monótono devido as mudanças de paisagem, distâncias, terrenos etc. É uma importante opção no combate ao estresse. 
A esteira apresenta como vantagem uma maior possibilidade de controle sobre o treinamento no que se refere à freqüência cardíaca, ritmo, passada, mecânica do movimento...  

Sensação de tontura - Muitas pessoas, em algum momento, já podem ter passado por uma sensação de tontura ao parar a esteira. Isto acontece, pois em nosso cérebro existe um reflexo que tem a função de sincronizar tanto a função visual como o nosso labirinto (órgão responsável pelo nosso equilíbrio) para que possamos nos orientar espacialmente. 
Habitualmente, estamos acostumamos a perceber o arredor em movimento. Já em uma esteira, isto não acontece, pois não saímos do lugar. Quando descemos da esteira, esse mecanismo sensorial leva alguns segundos para se reorganizar. Por esta razão ocorre a tontura. Normalmente, com o tempo seu organismo se adapta a está situação.                                                                                                                                                              
                                                                                         
Independente de qual vai ser sua escolha, a melhor delas é se MEXER!
Prof. Gil