Concentração na Musculação

Concentração é Fundamental


Todo aluno deve se concentrar ao máximo na atividade que está executando, pois quando isso acontece, os exercícios são realizados de forma correta, melhorando os resultados e diminuindo o risco de lesões.

Treino para hipertrofia exige que se faça os exercícios em uma intensidade além do normal. A própria palavra, “hipertrofia”, é um termo composto por hiper, prefixo grego derivado de huper, que significa alto grau, que excede a medida normal, e por trofismo, que significa nutrição fundamental, abrangendo as trocas metabólicas dos tecidos. 

É aí que entra a importância da concentração. Aumentar a intensidade significa recrutar mais unidades motoras e de forma mais coordenada. Quanto maior o foco na atividade e na parte do corpo que está sendo trabalhada, maior e melhor serão os resultados.

Os movimentos durante o exercício devem ser sentidos no músculo que está sendo trabalhado, temos que sentir o movimento do músculo, a posição que melhor se encaixa. Cuidar da velocidade de execução dos movimentos é fundamental. Faça seu treino com concentração absoluta e veja a diferença ao termino.

Deve-se ter um cuidado para não ficar disperso com músicas , celulares, ou televisões. Escutar música ambiente durante o treino não prejudica a atenção e pode aumentar o pique. Dependendo do volume e da qualidade, o som pode estimular a concentração, mas estar exposto a uma seleção de videoclipes ou a músicas em volume muito alto, pode fazer o praticante perder a concentração.

Conversas na Hora dos Exercícios
O que mais dispersa os alunos na hora dos treinos é a conversa com as outras pessoas. Existem pessoas que passam horas na academia, mas praticam somente poucos minutos de atividades físicas, pois boa parte do tempo, é desperdiçada conversando.Não existe problema nenhum neste tipo de comportamento se o foco não for os resultados.   

A socialização é importante, porém, o fato do aluno conversar durante todo o tempo, acaba prejudicando seu rendimento. O ideal é deixar para conversar após os exercícios, para que o tempo seja melhor aproveitado e seu treino não seja comprometido.

Nos exercícios de musculação, é preciso ter o controle da execução dos movimentos feitos, e prestar atenção às cargas que são utilizadas, para que o treino seja feito de forma correta. Uma pequena perda de atenção pode causar um desvio na técnica, prejudicando os resultados e aumentando os ricos de lesões.

Prof. Gil - Academia Fitness World