Lombalgia



O que é lombalgia? Lombalgia é o nome que se dá ao que é conhecida como dor nas costas na região lombar.

Quem pode ter lombalgia? A lombalgia é um problema extremamente comum. Entre 65% e 80% da população mundial desenvolve o problema em alguma etapa de suas vidas, mas a maioria dos episódios não é incapacitante.


Quais são as causas da lombalgia? As causas mais comuns para o desenvolvimento da lombalgia são decorrentes de uso excessivo das estruturas lombares, da deformidade da estrutura anatômica normal ou de trauma. Pode ainda ser influenciada por deficiência ou má qualidade crônicas do sono, fadiga, falta de exercícios, má postura, sobrepeso e fatores psicossociais.


Como se deve ser o tratamento da lombalgia? O tratamento da lombalgia crônica é direcionado ao alívio causas e pode incluir perda de peso e melhora da postura. Os analgésicos podem ser utilizados para aliviar a dor, porém o uso crônico de "remédios" deve ser evitado.


Teoricamente, músculos fracos atingem a condição de fadiga mais facilmente que músculos fortes, aumentando as probabilidades de lesões e dificultando manter a coluna em seu alinhamento adequado.
  • Os exercícios aeróbicos e de fortalecimento da musculatura são comprovadamente eficazes no tratamento das dores lombares. Por exemplo: se a musculatura abdominal estiver fortalecida haverá uma menor sobrecarga sobre a região lombar.
  • A melhora da amplitude do movimento, que pode ser conseguida através de exercícios de alongamento, tem sido associada com alívio dos sintomas nas lombalgias agudas e crônicas.


Não há solução rápida para a dor nas costas, por isso, você precisa trabalhar e ter paciência. Além de manter um estilo de vida ativo, é importante escolher exercícios que você goste. Os exercícios devem envolver elementos de força, resistência e flexibilidade. PORTANTO, a academia ainda continua sendo uma excelente opção.

Prof. Gil