CUIDADO! estresse faz você engordar


Recentes pesquisas têm demonstrado uma relação direta entre o acúmulo de gordura, principalmente, na região abdominal e o estresse.

Tem sido demonstrado que o excesso de gordura abdominal está ligado a uma maior secreção de CORTISOL, hormônio que é liberado em situação de estresse. Dependendo de como lidamos com situações estressantes, podemos liberar uma maior ou menor quantidade deste hormônio. 

A maior liberação de cortisol se traduz em um sinal para que nosso organismo comece a poupar energia, diante de uma eminente situação de “emergência”. 

Sono de baixa qualidade faz com que sejam elevados os níveis de cortisol. Maiores quantidades de cortisol podem agir como potencializador da proliferação das células de gordura (adipócitos). PROCURE ter sempre uma boa noite de sono.

Cientistas da Universidade de Emory (EUA) constataram que pessoas que vivenciaram situações de estresse aumentaram a ingestão de comidas ricas em calorias. O consumo em excesso de energia leva ao aumento da gordura corporal.

Ficou curioso para saber se seu nível de estresse está engordando você?

Responda aos itens abaixo sem pensar muito, usando:
 1 = Raramente2 = Às vezes e 3 = Frequentemente
1- Tenho pouca tolerância para lidar com frustrações
1(__)  2(__)  3(__)
2 - Quando me sinto pressionado, como para relaxar
1(__)  2(__)  3(__)
3 - Não consigo expressar meus sentimentos 
1(__)  2(__)  3(__) 
4 - Quando estou estressado, como escondido para evitar críticas
1(__)  2(__)  3(__)
5 - Meu peso oscila conforme meu estado emocional
1(__)  2(__)  3(__) 
6 - Tenho dificuldade de parar de comer quando estou ansioso 
1(__)  2(__)  3(__)
7 - Quando estou sobrecarregado, não consigo manter a minha dieta
1(__)  2(__)  3(__)
Pontuação:
Até 9 pontos: Você está gerenciando suas emoções com eficiência e tem flexibilidade para se adaptar às pressões do cotidiano.
De 10 a 15 pontos: Você está se deixando influenciar pelas demandas e frustrações do dia a dia.
Acima de 15: Você está se deixando manipular pelo estresse.

Dicas para desestressar:
  • Estabeleça objetivos e acredite neles. ORGANIZE sua vida.
  • SEJA pró-ativo(a), mas tolerante.
  • Cultive bons relacionamentos.CUIDE de sua vida afetiva.
  • FAÇA exercícios regularmente de forma prazerosa e não por obrigação.
  • Tenha uma DIETA equilibrada. Alimentos anti-estresse: banana, alface, laranja, cereais integrais, laticínios.

Prof. Gil