Remédios para emagrecer

Quando uma pessoa não consegue perder peso às custas de mudanças no estilo de vida, muitas vezes acaba buscando nos agentes farmacológicos uma maneira fácil e rápida para emagrecer.
Atualmente, podemos encontrar no mercado, remédios que diminuem o apetite, os ANOREXÍGENOS, e remédios que aumentam a saciedade, os SACIETÓGENOS.

Reduzir o apetite ou promover a saciedade parece ser a mesma coisa, mas não é! Vamos entender melhor:a fome é uma sensação que precede o ato de comer. Os anorexígenos agem tirando a fome, fazendo com que as pessoas não tenham vontade de comer. Já a saciedade é uma sensação que ocorre à medida que nos alimentamos. Remédios que aumentam a saciedade não interferem na fome e nem na vontade de comer, mas fazem com que o indivíduo pare de comer precocemente.”  

Embora os anorexígenos tenham pequena ação sobre o aumento de gasto calórico, não existe ainda nenhum medicamento que tenha especificamente esse efeito, isso fica por conta dos exercícios físicos.

Antidepressivos como a fluoxetina e a sertralina agem também sobre a saciedade. Entretanto, eles não são considerados remédios contra a obesidade, porque o efeito benéfico para a perda de peso desaparece após poucos meses de uso dos medicamentos.
Os anorexígenos provocam efeitos colaterais, dos quais podemos destacar: irritação, insônia, tremores, hipertensão e taquicardia. Os sacietógenos cujo principal representante é a sibutramina, têm efeitos colaterais parecidos com os anorexígenos, mas com sintomas um pouco mais suaves.

O que precisa ficar bem claro é que nenhum tipo de remédio causa perda de peso, sem que esteja acompanhado de dieta alimentar e exercícios físicos.