Depressão

Tratamento através do exercício

Depressão é  considerada um Transtorno afetivo (ou do humor), caracterizado por uma alteração psicológica e fisiológica global, com consequentes alterações na maneira de se perceber a realidade e valorizar a vida.

Na pessoa deprimida há uma falta de vitalidade que poderá estar acompanhada de sentimento de tristeza, falta de confiança em si próprio, sentimentos de culpa generalizados, pessimismo e nos casos mais graves pode haver tendência ao suicídio.

Pesquisas direcionadas à qualidade de vida têm colocado em evidência, cada vez mais, a importância do exercício físico à saúde mental. Pesquisas têm demonstrado que a prática de exercício físico regular apresenta valor terapêutico na redução de sentimentos de ansiedade, sendo uma das melhores formas de prevenir e combater a depressão.

A prática de exercícios físicos pode proporcionar benéficos na saúde, geral e psicológica, por reduzir a ansiedade, melhorar a auto-estima e auto-confiança, melhorar a cognição, diminuir o stress e ativar o sistema imunitário.

É eficaz por ter um efeito relaxante e por favorecer uma descontração mental, ajudando a pessoa a afastar-se temporariamente dos problemas e da tensão, que por vezes, envolvem a rotina diária.

Durante o exercício físico nosso corpo libera substâncias que proporcionam uma sensação de paz e tranquilidade. Endorfina, dopamina e noradrenalina são neuromediadores ligados à gênese do bem-estar e do prazer.

Por ser um potente libertador de endorfina o exercício físico cria a boa dependência quando praticado regularmente e faz falta como faria qualquer outra substância associada ao prazer. 

O exercício físico é altamente eficaz no combate a DEPRESSÃO, quando feito de forma  moderada e regular.

PENSE POSITIVAMENTE E FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS REGULARMENTE!


Mude de atitude!



Prof. Gil