uaaahhhhhhh!!!
Bocejar é um ato involuntário e consiste na sequência de: abertura da boca, respiração profunda e expiração lenta, tudo em cerca de 6 segundos. Ele nos faz obter mais ar e nossos corações batem mais rápido do que o normal.
O ato de bocejar não está totalmente esclarecido para os estudiosos. Ainda não se tem certeza do porque nós bocejamos. O que existe são algumas constatações e hipóteses que tentam elucidar o assunto.
Uma das hipóteses diz que o bocejo ocorre quando o organismo está em um momento de baixo metabolismo, provocado por uma queda de oxigenação no interior dos alvéolos - pequenas estruturas localizadas dentro dos pulmões - cuja função é espalhar o oxigênio pelo sangue e retirar o dióxido de carbono.
Para evitar esta baixa oxigenação, o organismo tenta aumentar a entrada de ar nos pulmões através do bocejo. Isto explicaria, em parte, porque algumas pessoas bocejam quando fazem um treino muito puxado na musculação.
Estudos mais recentes mostram que existe uma forte associação do bocejo com o sono. Bocejar é uma maneira que nosso organismo tem de driblar o sono, pois ao bocejar a pessoa estimula a circulação sanguínea e diminui a temperatura corporal, o que colabora para aumentar o estado de atenção.
Quando praticamos musculação e fazemos um treino mais puxado, ocorre um aumento na produção de serotonina, que é o neurotransmissor capaz de reduzir a sensação de dor, relaxar e induzir o sono. O bocejar durante o treino seria uma maneira reflexa que nosso corpo tem de nos deixar mais “ligado”.